Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Será?


[...] Você em algum momento de sua vida, já foi dirigindo do trabalho para casa, com o pensamento tão distante que não percebeu o que aconteceu durante o trajeto? Como por exemplo, se os semáforos estavam abertos ou fechados, qual música tocava no rádio, etc.. E quando você chega em casa se dá conta que deveria ter passado na padaria para comprar o pão, mas essa ação se apagou totalmente de sua mente. E ao refletir se pergunta: como isto pôde acontecer comigo?
Pois bem isso acontece geralmente com pessoas que estão o tempo todo avaliando o passado e programando o futuro que tiram de sua mente o presente.  Exemplificando: você saiu do trabalho pensando nos problemas que você não conseguiu resolver ao longo do expediente (passado) e nas possíveis ações para resolvê-los no dia seguinte (futuro) que não teve espaço para viver o trajeto até a sua casa, a compra do pão na padaria e curtir a música no rádio (presente).
Isto é um vício que as pessoas estressadas estão adquirindo:
Vivem ‘ligadas ao automático’, pois o pensamento está nas pendências e nas resoluções.
Meu leitor amigo, se você está deste jeito... Pare tudo agora e preste atenção. Você não irá solucionar todos os problemas desta forma, você ira pelo contrário adquirir mais e mais.
Vamos voltar ao caso desses pais que esquecem seus filhos no carro, ou esquecem de buscá-los na escola, ou esquecem de comprar algo ou até mesmo uma data importante, essas pessoas perderam a noção do hoje, pois a vida gira em torno do ontem e do amanhã.
Treine seu cérebro para ajudá-lo a não esquecer quando houver uma mudança de rotina.
·         Alterne os trajetos entre sua casa e o trabalho. Isso fará com que você foque a atenção ao percurso e fique mais ligado.
·         Use pequenos artifícios para ajudá-lo a lembrar de ações que fogem a sua rotina. Quem não lembra do barbante amarrado ao dedo para lembrar de algo? Pois bem faça a sua estratégia, o importante é não esquecer o compromisso.
·         Combine com alguém da família para ajudá-lo a lembrar. Por exemplo, se você não tem o hábito de levar seu filho para a escola e hoje terá que fazê-lo, combine com sua esposa para que ligue para você após o horário da entrada da criança a escola para se certificar que tudo deu certo.
·      Use a tecnologia a seu favor. Programe seu celular com alarmes e lembretes.
·        Não se acomode na rotina. Tente sempre uma maneira de mudar suas ações regulares para ativar seu cérebro.
Grandes problemas poderão ser evitados se você fizer exercícios mentais para se situar no presente e não ficar somente no passado e futuro. Use estratégias, seja criativo e retome este controle da sua vida.  Boa sorte.
por Debora Corigliano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja muito bem vindo!!

... e cá estamos ...

... no segundo dia ... do décimo nono ano do século vinte e um! Sejamos Felizes!