Mostrando postagens com marcador simples. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador simples. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
terça-feira, 7 de novembro de 2017
tempo... tempo... tempo ...
Será que você não está ocupado demais?
Ocupado demais cumprindo regras, normas ou pedidos que não olha para o
lado. Não vê pessoas novas, nem reconhece as antigas.
Não demora com ninguém, não olha para ninguém, não troca, não relaxa.
Ocupado demais não é verdadeiro com seu coração, que por diversas vezes queria
apenas parar e ficar ali o tempo que quisesse.
Segue com pressa sem dar atenção aos detalhes do caminho.
Segue quase correndo para dar conta de tudo, para vencer metas, para ser
o que o outro espera, para ser próspero, para oferecer tudo o que puder, para
ser excelente profissional, excelente companhia, para ter, mas, queria apenas
estar. Apenas estar no momento, no instante precioso.
Apenas estar!
Depois surge o questionamento, o arrependimento, a culpa, a dúvida.
E se tivesse deixado tudo para lá, parado e ficado ali, no momento
presente?
E se não tivesse corrido, fugido ou fingido? Não sabemos e nem vamos
saber.
Esses questionamentos surgem porque tomamos determinadas atitudes e
tivemos determinados resultados.
Senão não teríamos, não questionaríamos, não mudaríamos.
Assim, consciente do tempo e das escolhas, posso estar mais, saber
menos, correr menos, apenas estar.
Não esteja ocupado demais para amar.
Não esteja ocupado demais para olhar.
A vida lhe apresenta infinitas possibilidades o tempo todo, você
percebe? Está aberto e receptivo ou sempre arrependido? Um arrependido que não
vê e não vive.
Se tiver que correr, corra com calma.
Não se perca da sua alma. Nunca será perda de tempo trocar, compartilhar
sorrisos. Nunca será perda de tempo receber carinho. Nunca será perda de tempo
silenciar, meditar e renovar tua energia.
Ter tempo para ouvir os pássaros, para acompanhar as nuvens do céu.
Ter tempo para o que desejar.
Não esteja ocupado demais para perceber que a vida flui, está fluindo.
Não esteja ocupado demais para sentir, para receber, para doar.
Não esteja ocupado demais para se conhecer, para conhecer o outro.
Não esteja ocupado demais para ouvir, ocupado demais para conversar. Não
esteja ocupado demais para se amar, para ser amor.
Não esteja ocupado demais para ser educado. Ocupado demais para
responder. Ocupado demais para ouvir a si mesmo.
Não esteja ocupado demais que não esteja!
(Por Rúbia Iana Machado)
quarta-feira, 16 de agosto de 2017
ResPIRANDO ...
Quando você começar a relaxar, comece a partir da circunferência – que é
onde estamos. Podemos começar apenas a partir de onde estamos...
Relaxe a
circunferência do seu ser – relaxe o corpo, relaxe o comportamento, relaxe seus
atos. Caminhe de uma forma descontraída, coma de uma forma relaxada, ao falar,
ao ouvir, faça de uma forma descontraída. Devagar a cada processo. Não fique
agitado e não tenha pressa. Mova como se toda a eternidade estivesse disponível
para você – na verdade, ela está disponível para você. Nós sempre estivemos
aqui e vamos estar aqui sempre. As formas continuam mudando, mas não as
substâncias, os conteúdos. O vestuário continua mudando, mas não a alma.
O primeiro passo no relaxamento é relaxar o corpo. E você vai se surpreender
que, se você se aproximar de qualquer parte do seu corpo, ele escuta, ele o
segue – é o seu corpo! Com os olhos fechados, vá para dentro do corpo do dedão
do pé à cabeça procurando por qualquer lugar onde há uma tensão. E, em seguida,
fale com aquela parte como se você falasse com um amigo. Crie um diálogo entre
você e seu corpo. Diga-lhe para relaxar, e diga-lhe:
"Não há nada a temer,
não tenha medo, eu estou aqui para cuidar disso, pode relaxar".
E,
pouco a pouco, você vai aprender o jeito de fazer isto.
(OSHO)
sexta-feira, 4 de agosto de 2017
segunda-feira, 19 de junho de 2017
...ResPirando ...
Aho MITAKUYE OYASIN é uma declaração
simples, porém profunda.
Ela vem da Nação Lakota e hoje permeia
todas as minhas relações.
Fala-se durante a oração e cerimônia sobre convidar e reconhecer todos os parentes até o momento.
Para a maioria de nós, parentesco significa uma relação de sangue ou com outro ser humano na linhagem da família.
Nós não fomos ensinados que uma entidade, com exceção dos humanos, poderia ser um parente.
Compreender esta afirmação simples e contemplá-la, poderia mudar sua visão sobre a vida para sempre.
Se você ama e honra seus parentes, o que seria amar e honrar todo o mais que estão nesta terra.
Se você viver por este significado de “parentesco”, que mundo diferente estaríamos vivendo!
Integre-se com esta declaração e consulte a verdade existente nela.
Tudo está relacionado, porque tudo emana de uma mesma fonte e tem a mesma finalidade.
A verdade pode ser encontrada na filosofia Nativa, Budismo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, em todos os sistemas de crença, porque todos eles estão relacionados.
Você estuda o budismo e encontra Cristo.
Você estuda filosofia Nativa e encontra Buda.
Estudando a Mãe Natureza encontrará o Self.
A verdade não deve homenagear os seres humanos.
Os seres humanos devem homenagem a Verdade.
Aho! Aho!
Fala-se durante a oração e cerimônia sobre convidar e reconhecer todos os parentes até o momento.
Para a maioria de nós, parentesco significa uma relação de sangue ou com outro ser humano na linhagem da família.
Nós não fomos ensinados que uma entidade, com exceção dos humanos, poderia ser um parente.
Compreender esta afirmação simples e contemplá-la, poderia mudar sua visão sobre a vida para sempre.
Se você ama e honra seus parentes, o que seria amar e honrar todo o mais que estão nesta terra.
Se você viver por este significado de “parentesco”, que mundo diferente estaríamos vivendo!
Integre-se com esta declaração e consulte a verdade existente nela.
Tudo está relacionado, porque tudo emana de uma mesma fonte e tem a mesma finalidade.
A verdade pode ser encontrada na filosofia Nativa, Budismo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, em todos os sistemas de crença, porque todos eles estão relacionados.
Você estuda o budismo e encontra Cristo.
Você estuda filosofia Nativa e encontra Buda.
Estudando a Mãe Natureza encontrará o Self.
A verdade não deve homenagear os seres humanos.
Os seres humanos devem homenagem a Verdade.
Aho! Aho!
Por: Silver Wolf Walks Alone
Porangatu é uma saudação indígena.
Quer dizer tudo de belo e maravilhoso.
Guarani-kaiowá
terça-feira, 14 de março de 2017
e essa 'tal' EMPATIA ...
Experimente a vida de outra pessoa
Você acha mesmo que escalada no gelo ou
voar de asa delta são esportes radicais? Então você precisa experimentar a
empatia experiencial: o mais desafiador – e potencialmente mais gratificante –
de todos.
Pessoas Altamente Empáticas expandem a
empatia adquirindo uma experiência direta da vida de outras pessoas. Eles
colocam em prática o provérbio dos indígenas norte-americanos:
“ande por um
quilômetro com o mocassim do outro antes de criticá-lo”.
George Orwell é um exemplo inspirador.
Depois de muitos anos como oficial da polícia colonial britânica em Burma
(atual Myanmar), na década de 1920, Orwell retornou para a Grã-Bretanha
determinado a descobrir como era a vida daqueles que viviam à margem da
sociedade.
“Eu queria submergir, descer junto aos
oprimidos”, escreveu ele.
Então, ele se vestiu como um mendigo,
com sapatos e casacos maltrapilhos, e viveu nas ruas da zona leste de Londres
com pedintes e desocupados. O resultado, registrado em seu livro 'Na pior em
Paris e Londres', foi uma mudança radical em suas crenças, prioridades e
relacionamentos. Orwell não só compreendeu que as pessoas em situação de rua
não são “bêbados safados”, como fez novas amizades, mudou sua visão sobre a
desigualdade e juntou um material literário magnífico.
Foi a melhor experiência de viagem da
vida dele. Ele compreendeu que empatia não apenas te faz uma pessoa do bem, mas
também faz bem para você.
Todos nós podemos fazer os nossos
próprios experimentos. Se você for uma pessoa religiosa, experimente fazer uma
“troca de Deus”, indo a cerimônias religiosas que professem fé diferente da
sua, incluindo encontros de Humanistas. Ou, se você for ateu, experimente ir a
diferentes igrejas. Passe suas próximas férias vivendo e trabalhando como
voluntário em um país em desenvolvimento.
Siga o caminho que defendia o filósofo
John Dewey, que falava:
- “toda educação genuína vem da
experiência”.
segunda-feira, 7 de novembro de 2016
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
DICA DE HOJE: ... des-controle!! ...
Aqui nessa pedra, alguém sentou para olhar o mar
O mar não parou para ser olhado
Foi mar pra tudo que é lado
quarta-feira, 27 de julho de 2016
DICA DE HOJE: ... POESIANDO ...
Uma ocasião, meu pai pintou a casa toda de alaranjado brilhante.
Por muito tempo moramos numa casa,
como ele mesmo dizia,
constantemente AMANHECENDO ...
( Adélia Prado )
(Do livro Bagagem. São Paulo: Siciliano, 1993. p. 36)
(Do livro Bagagem. São Paulo: Siciliano, 1993. p. 36)
terça-feira, 5 de julho de 2016
DICA DE HOJE: ... hummmm já vi isso!!! ...
A Parábola da demissão da formiga desmotivadampartilhar no LinkedIn
Cada dia mais válido... (com Maria Gabriela Portugal)
"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial... A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida."
(Autor desconhecido)
"Todos os dias, uma formiga chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. A formiga era produtiva e feliz.
O gerente marimbondo estranhou a formiga trabalhar sem supervisão. Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada. E colocou uma barata, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência, como supervisora.
A primeira preocupação da barata foi a de padronizar o horário de entrada e saída da formiga. Logo, a barata precisou de uma secretária para ajudar a preparar os relatórios e contratou também uma aranha para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.
O marimbondo ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões. A barata, então, contratou uma mosca, e comprou um computador com impressora colorida. Logo, a formiga produtiva e feliz, começou a se lamentar de toda aquela movimentação de papéis e reuniões!
O marimbondo concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga produtiva e feliz, trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial... A nova gestora cigarra logo precisou de um computador e de uma assistente a pulga (sua assistente na empresa anterior) para ajudá-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.
A cigarra, então, convenceu o gerente marimbondo, que era preciso fazer uma pesquisa de clima. Mas, o marimbondo, ao rever as finanças, se deu conta de que a unidade na qual a formiga trabalhava já não rendia como antes e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório, com vários volumes que concluía: Há muita gente nesta empresa!
E adivinha quem o marimbondo mandou demitir?
A formiga, claro, porque ela andava muito desmotivada e aborrecida."
(Autor desconhecido)
quarta-feira, 22 de junho de 2016
terça-feira, 21 de junho de 2016
quarta-feira, 1 de junho de 2016
DICA DE HOJE: ... sorria (você pode escolher) !! ...
A figura dos filósofos está sempre ligada a semblante sério. Velhos rabugentos ensinam repetidamente que, para se atingir a felicidade, é preciso ser burro ou ignorante. Repetem que a real inteligência traz infelicidade, como um carma que condena e corrói. Discípulos fiéis das rabugices filosóficas passam anos crendo que devem escolher entre ser felizes ou inteligentes, fingindo maus humores estratégicos que denunciam uma sapiência pungente, lançando olhares de tédio que comprovam o alto grau de discernimento e repetindo dezenas de vezes que aquele riso espontâneo nada mais é do que um lapso de inconsciência, uma recaída de estupidez. Afinal, desde Adão e Eva, o fruto do conhecimento do bem e do mal conduz à desgraça infinita.
Queria ver um velho sábio achar uma nota de cem perdida no bolso, intocada, mesmo depois de a calça ter passado pela máquina. Queria vê-lo acordar de madrugada e descobrir que ainda pode dormir algumas horas. Queria vê-lo fazer xixi depois de segurar por um bom tempo. Em lampejo de atrevimento, queria mesmo era vê-lo no instante do gozo de um sexo bem feito. São momentos em que qualquer filosofia cede lugar a um breve segundo de alegria involuída, à centelha de uma humanidade condenada a caminhar eternamente na corda bamba entre ser ou não ser.
Velhos sábios e seus fiéis veem o mundo como um determinismo estoico, pelo qual se passa tomando chutes e pontapés de todos os lados. Num grande círculo vicioso de infernos coletivos e particulares, a compreensão das maldades e feiuras humanas nos tornaria, então, vítimas de nós mesmos. Insuperável. Insuportável. Inescapável. Um eterno prenúncio da morte.
Velhos sábios e seus fiéis negariam, mas há algo de feliz em escolher ser rabugento. Tão certas quanto a morte — o mais democrático de todos os fenômenos — as escolhas também trazem um grau de conforto, ainda que soem absurdas aos ouvidos alheios. Existe uma chama tímida de conformismo feliz naquele que escolhe ser melancólico, naquele que mira o mar num fim de tarde ameno, entregando à ressaca das ondas gargalhadas que nunca deu. Há algum charme no discípulo do rabugento, que enxerga em seu ídolo a alegria de negar a alegria.
Felicidade é uma música de fundo que, sutil, por vezes é notada e faz sentido, mas por vezes passa humilde e deixa apenas um sentimento de bem-estar. Dispensa elucubrações e, até nos mais abandonados vilarejos deste mundo de meu Deus, encontra corações.
É bem verdade que a morte é uma grande prova de democracia que, comum a todos, nos conduz à certeza da brevidade e da pequenez. Mas que prepotente sapiência é essa que nos condena à morte, antes que ela mesma venha nos buscar?
(por Lara Brenner)
terça-feira, 31 de maio de 2016
terça-feira, 10 de maio de 2016
sexta-feira, 6 de maio de 2016
segunda-feira, 2 de maio de 2016
domingo, 10 de abril de 2016
quinta-feira, 31 de março de 2016
segunda-feira, 28 de março de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)
... e cá estamos ...
... no segundo dia ... do décimo nono ano do século vinte e um! Sejamos Felizes!
-
100 maneiras 5. Tenha a intenção de “elevar" a sua consciência – Se você tem a intenção de aumentar a sua consciência e est...




















