Powered By Blogger
Mostrando postagens com marcador sossegar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sossegar. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

... observAÇÃO ...


POR QUE AS SITUAÇÕES SE REPETEM NA VIDA?
ATENÇÃO!

Entendo que o processo evolutivo não é opcional!
Evoluir faz parte da missão de vida de cada um neste planeta e, quiçá, de outros também!
Já dizia, sabiamente, Jung:
“Aqueles que não aprendem nada sobre os fatos desagradáveis da sua vida, forçam a consciência cósmica que os reproduza tantas vezes quanto seja necessário para aprender o que ensina o drama do que aconteceu.”
Considerando que a cada aprendizado expandimos a nossa consciência individual e, por consequência, evoluímos, então, que seja de forma amena e suave!
Para tanto, a ATENÇÃO ÀS REPETIÇÕES É FUNDAMENTAL … são sinais que a vida nos manda apontando que uma ATITUDE DIFERENTE é demandada naquela situação.
Nossa grande dificuldade é que costumamos CULPAR FATORES EXTERNOS, como mecanismo de autodefesa, pelos acontecimentos desagradáveis que nos ocorrem, quando na verdade, as situações são geradas de acordo com as crenças que NÓS possuímos sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre a vida.
Quanto antes enxergarmos e entendermos as lições que a vida deseja nos ensinar e encararmos as nossas sombras de frente, SEM MEDO, COM AUTOACEITAÇÃO, COMPAIXÃO E CARIDADE, mais leve será a nossa jornada.
As situações se repetem em sua vida? Pergunte-se humildemente:
- Qual a minha responsabilidade sobre esse acontecimento?
- Será que de alguma forma atraio isso para a minha vida?
- Qual a minha crença sobre esse assunto?
Olhe para os seus antepassados próximos … mãe, pai, tios, irmãos, avós … será que isso se repete na vida deles também?
As crenças são aprendidas, por experiência ou por observação. Se sim, trata-se apenas de reprodução de padrões familiares, o que é muito comum.
Lembre-se: VOCÊ TEM O PODER DE MUDAR A SUA VIDA.
Toda atitude procede de um pensamento, que gera um sentimento e uma ação/reação, portanto, para que a transformação ocorra, COMECEMOS POR VIGIAR OS PENSAMENTOS para que entendamos a parte que nos cabe em cada acontecimento desagradável que nos abate e assim, começarmos a adquirir a capacidade de mudar os padrões de repetição em nossa vida.
Podemos brilhar muito mais!


quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ResPIRANDO ...


Quando você começar a relaxar, comece a partir da circunferência – que é onde estamos. Podemos começar apenas a partir de onde estamos... 
Relaxe a circunferência do seu ser – relaxe o corpo, relaxe o comportamento, relaxe seus atos. Caminhe de uma forma descontraída, coma de uma forma relaxada, ao falar, ao ouvir, faça de uma forma descontraída. Devagar a cada processo. Não fique agitado e não tenha pressa. Mova como se toda a eternidade estivesse disponível para você – na verdade, ela está disponível para você. Nós sempre estivemos aqui e vamos estar aqui sempre. As formas continuam mudando, mas não as substâncias, os conteúdos. O vestuário continua mudando, mas não a alma.
O primeiro passo no relaxamento é relaxar o corpo. E você vai se surpreender que, se você se aproximar de qualquer parte do seu corpo, ele escuta, ele o segue – é o seu corpo! Com os olhos fechados, vá para dentro do corpo do dedão do pé à cabeça procurando por qualquer lugar onde há uma tensão. E, em seguida, fale com aquela parte como se você falasse com um amigo. Crie um diálogo entre você e seu corpo. Diga-lhe para relaxar, e diga-lhe: 
"Não há nada a temer, não tenha medo, eu estou aqui para cuidar disso, pode relaxar". 
E, pouco a pouco, você vai aprender o jeito de fazer isto. 
(OSHO)



sexta-feira, 21 de julho de 2017

...meditAÇÃO ...


Sara Lazar, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, foi uma das primeiras cientistas a aceitar as subjetivas reivindicações a respeito dos benefícios da meditação e atenção plena e a testá-los com o uso de tomógrafos computadorizados. O que ela encontrou a surpreendeu – que a meditação pode, literalmente, mudar seu cérebro.
Ela explica:
Porque você começou a prestar atenção para a meditação, atenção plena e o cérebro?
- Eu e uma amiga estávamos treinando para a maratona de Boston. Tive algumas lesões por esforço e procurei um fisioterapeuta, que me disse para parar de correr e apenas fazer alongamentos. Então comecei a praticar ioga como forma de fisioterapia. Percebi que era muito poderoso, que eu tinha benefícios reais, então fiquei interessada em saber como funcionava.
A professora de ioga usou de vários argumentos, dizendo que a ioga iria aumentar a compaixão e abrir o coração. E eu pensei: “ok, ok, ok, estou aqui para alongar”.
Mas comecei a perceber que eu estava mais calma. Estava mais apta a lidar com situações mais difíceis. Estava mais compassiva e com o coração mais aberto, e capaz de ver as coisas pelo ponto de vista dos outros.
Pensei, talvez fosse apenas uma resposta placebo. Mas então fiz uma pesquisa bibliográfica da ciência, e vi evidências de que a meditação havia sido associada à diminuição do estresse, da depressão, ansiedade, dor e insônia, e ao aumento da qualidade de vida.
A essa altura, estava fazendo meu PhD em biologia molecular. Então simplesmente resolvi mudar e comecei a fazer essa pesquisa como um pós- doutorado.
Como você fez essa pesquisa?
- O primeiro estudo avaliou meditadores de longa data versus um grupo controle. Descobrimos que os meditadores de longa data tem a massa cinzenta aumentada na região da ínsula e regiões sensoriais do córtex auditivo e o sensorial. O que faz sentido. Quando você tem atenção plena, você está prestando atenção à sua respiração, aos sons, a experiência do momento presente, e fechando as portas da cognição. É lógico que seus sentidos sejam ampliados.
Também descobrimos que eles tem mais massa cinzenta no córtex frontal, o que é associado à memória de trabalho e a tomada de decisões administrativas.
Já está provado que nosso córtex encolhe à medida que envelhecemos – se torna mais difícil entender as coisas e se lembrar das coisas. Mas nessa região do córtex pré-frontal, meditadores com 50 anos de idade tinham a mesma quantidade de massa cinzenta que pessoas de 25 anos.
Então a primeira pergunta foi, bem, talvez as pessoas com mais massa cinzenta no estudo já tivessem mais massa cinzenta antes de terem começado a meditar.
Então fizemos um segundo estudo.
Pegamos pessoas que nunca tinham meditado antes, e colocamos um grupo deles em um programa de oito semanas de atenção plena com foco na redução de estresse.
O que você descobriu?
Descobrimos diferenças no volume do cérebro depois de oito semanas em cinco regiões diferentes dos cérebros dos dois grupos. No grupo que aprendeu meditação, encontramos um aumento do volume em quatro regiões:
A diferença principal encontramos no giro cingulado posterior, o qual está relacionado às lembranças e auto- regulação.
O hipocampo da esquerda, o qual dá suporte ao aprendizado, cognição, memória e regulação emocional.
A junção temporoparietal, ou JTP, à qual está associada a tomada de decisões, empatia e compaixão.
Uma área do tronco do cérebro chamada de Ponte, onde muitos neurotransmissores reguladores são produzidos.
A amigdala, a parte do cérebro responsável pelo instinto de ataque ou fuga, e que é importante nos aspectos da ansiedade, medo e estresse em geral. Essa área ficou menor no grupo que participou do programa de oito semanas de atenção plena com foco na redução de estresse.
A alteração na amigdala também foi associada a uma redução nos níveis de estresse.
Então por quanto tempo alguém precisa meditar até que comece a ver mudanças no seu cérebro?
Nossos dados mostram mudanças no cérebro após apenas oito semanas. Em um programa de atenção plena com foco na redução de estresse, nossos pesquisados participaram de uma aula por semana. Eles receberam uma gravação e foram solicitados a praticar por 40 minutos por dia em casa. E foi assim.
Então, 40 minutos por dia?
Bem, foi altamente variável no estudo. Algumas pessoas praticaram 40 minutos todos os dias. Algumas praticaram menos. Algumas apenas umas duas vezes na semana.
No meu estudo, a média foi de 27 minutos por dia. Ou em torno de meia hora por dia.
Ainda não existem dados suficientes sobre quanto alguém precise praticar para se beneficiar.
Professores de meditação lhe dirão, apesar de não existir absolutamente nenhuma base científica para isso, que comentários de estudantes sugerem que 10 minutos por dia podem trazer benefícios subjetivos. Ainda precisamos testar.
Nós estamos apenas começando um estudo que, com grande esperança, nos permitirá acessar quais são os significados funcionais dessas mudanças. Estudos de outros cientistas mostraram que a meditação pode melhorar a atenção e a habilidade de regular a emoção. Mas a maioria dos estudos não foi com neuroimagens. Então agora estamos esperançosos em trazer o aspecto comportamental e a ciência da neuroimagem para trabalharem juntos.
A partir do que já sabemos da ciência, o que você encorajaria os leitores a fazer?
Atenção plena é similar a um exercício. É uma forma de exercício mental, na realidade. E assim como o exercício melhora a saúde, nos ajuda a administrar melhor o estresse e promove longevidade, a meditação se propõe a partilhar alguns desses mesmos benefícios.
Mas, assim como o exercício, não pode curar tudo. Então, a ideia é de ser útil como uma terapia de apoio. Não é uma coisa em separado. Já foi usado com muitos outros distúrbios e os resultados variam tremendamente – impactam alguns sintomas, mas não todos.  Os resultados são às vezes modestos. E não funciona para todos.
Ainda está muito cedo para se tentar concluir o que a meditação pode ou não fazer.
Então, sabendo-se das limitações, o que você sugeriria?
- Lazar: Parece sim ser benéfico para a maioria das pessoas. A coisa mais importante, se você for tentar fazer, é encontrar um bom professor. Porque é simples, mas também é complexo. Você precisa entender o que está acontecendo na sua mente. Um bom professor não tem preço.
Você medita? E você tem um professor?
Sim e sim.
Que diferença fez em sua vida?
Tenho feito isso por 20 anos, então tem uma influência profunda em minha vida. Dá muito “chão” (ancoragem). Reduz o estresse.  Me ajuda a pensar mais claramente. É maravilhoso para interações interpessoais. Tenho mais empatia e compaixão pelas pessoas.
Qual a sua prática pessoal?
Altamente variável. Alguns dias pratico 40 minutos. Alguns dias cinco minutos.  Alguns dias não pratico nada. É muito parecido com exercício. Exercitar-se três vezes por semana é maravilhoso. Mas se tudo o que você pode fazer é se exercitar um pouquinho todos os dias, isso também é uma coisa boa. Tenho certeza de que se praticasse mais me beneficiaria mais. Não tenho ideia se estou tendo mudanças no meu cérebro ou não.  E é isso que funciona para mim nesse momento.

Texto original: Brigid Schulte - Tradução: Joann Schaly

segunda-feira, 26 de junho de 2017

InsPIRADO ...

Impossível Atravessar a Vida sem...

"Impossível atravessar a vida …
sem que um trabalho saia mal feito,
sem que uma amizade cause decepção,
sem padecer com alguma doença,
sem que um amor nos abandone,
sem que ninguém da família morra,
sem que a gente se engane em um negócio.
Esse é o custo de viver.

O importante não é apenas o que acontece, mas, como também você reage.

Você cresce quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé.
Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.
Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo.
Quando aceita o que deixa para trás, construindo o que tem pela frente 

e planejando o que está por vir.

Cresce quando supera, se valoriza e sabe dar frutos.
Cresce quando abre caminho, assimila experiências…
e semeia raízes….
Cresce quando se impõe metas, sem se importar com comentários.
Cresce quando é forte de caráter, sustentado por sua formação,
sensível por temperamento…
E humano por nascimento..."
(desconheço o autor)

quarta-feira, 21 de junho de 2017

... conciliAÇÃO ...

PERCEPÇÃO DO CORAÇÃO

RESPIRE À VONTADE E SUAVEMENTE COM SEU SENTIMENTO BEM NO CENTRO DO PEITO E SINTA O CORAÇÃO COMO UM ESPELHO. 
APÓS UM PERÍODO DE ‘LIMPEZA DO ESPELHO’ (SENTINDO O SOL NO SEU CORAÇÃO), VISUALIZE SEU CORAÇÃO REFLETINDO O OBJETIVO DO CORAÇÃO DO UNIVERSO, COMO QUE LIGADO A ELE POR UM RAIO DE LUZ...

LENTAMENTE, RESPIRE SUAVEMENTE DENTRO DO SEU PRÓPRIO CORAÇÃO, COM O QUEIXO SOBRE O PEITO, MANTENDO O PESCOÇO RELAXADO.

ENTÃO LEVANTE A CABEÇA LENTAMENTE, ENQUANTO EXPIRA, E CONTINUE A ERGUE-LA AO RESPIRAR, SENTINDO UMA LIGAÇÃO RENOVADA ENTRE SEU PRÓPRIO CORAÇÃO E O DO UNIVERSO.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

... respirando ...

Em lugar do medo, viva o amor; eles são polos opostos.
As pessoas geralmente acham que o amor e o ódio são opostos; isso é errado, eles não são. O amor e o ódio são a mesma energia.
O amor pode se tornar ódio, o ódio pode se tornar amor; eles são conversíveis. Então eles não são opostos, são complementares.


Na realidade nós amamos e nós odiamos a mesma pessoa: o amor e ódio estão sempre juntos. A oposição real é entre o amor e o medo. Eles nunca estão juntos; se você se tornar muito apegado ao medo, o amor desaparece.
O medo não pode ser convertido em amor; eles não são conversíveis.


Somente o amor torna alguém rico.
O medo aleija, paralisa, e quanto mais paralisado, mais medroso você se torna; então é um círculo vicioso. O amor lhe dá asas, ajuda-o a relaxar na vida, lhe dá coragem para experimentar a vida de maneiras diferentes. Permite-lhe todo o espectro da vida, é multidimensional.
É o arco-íris inteiro, todas as cores da vida.
Então a primeira coisa: abandone o medo e beba mais e mais amor, substitua o medo por amor.


E a segunda coisa: pense no céu, na vastidão; pense na liberdade, no infinito. 
Não pense em coisas pequenas, triviais.
O medo sempre pensa em coisas pequenas; o amor nunca pensa em coisas pequenas.
O amor está pronto para sacrificar tudo; o amor pensa somente no vasto.
É uma águia no vento, a procura do desconhecido. 
(Osho)

segunda-feira, 13 de março de 2017

... quem sabe????? ...


Receita da Felicidade
“Com poucos ingredientes que você encontrará em si mesmo.”

E se possuíssemos a receita para a felicidade? E se, tal qual um brigadeiro, pudéssemos concebê-la com a mistura de alguns ingredientes que, acrescidos de amor, carinho e paciência nos dessem um resultado tão doce quanto nossa sobremesa favorita?
Acreditamos que a felicidade está nos grandes eventos. Apesar de não estar claro para mim em que momento de nossas vidas passamos a acreditar nisso, é nítido que vemos felicidade como super acontecimentos – se consigo um ótimo emprego, estou feliz; se encontro o amor da minha vida, estou feliz; se compro uma casa nova, estou feliz; se faço aquela viagem que tanto queria, estou feliz. Além de depender desses super acontecimentos, costumamos enxergar a felicidade como uma coisa externa, algo que independe de nós.
Precisamos trazer para nós a responsabilidade de ser feliz. Entender de uma vez por todas que temos esse poder sobre nós mesmos. Por que não podemos ser felizes nas coisas simples? Quando comemos nossa comida preferida, ouvimos aquela música que nos faz querer dançar, jogamos papo fora com um amigo ou paramos para olhar o pôr do sol ou até mesmo as gotas molhando tudo ao nosso redor em um dia chuva. Se duvidas basta olhar ao seu redor. Acredite, você sempre encontrará algo que lhe faça sorrir.

“Precisamos trazer para nós a responsabilidade de ser feliz.”
Ah, ainda quer saber a minha receita? Preste bem atenção nos ingredientes e fique à vontade para exagerar na dose: uma colherada de brigadeiro (e às vezes a receita inteira, porque não?), ouvir All Night ou XO da Beyonce, até que o mundo pareça um lugar maravilhoso e tentar enxergar todas as cores do céu no pôr do sol de um dia qualquer.
Não sendo o bastante, como felicidade quando mais se divide, mais tem, deixo aqui a minha receita de brigadeiro. Aconselho que depois de pronto você coma tentando descobrir a sua música e o seu algo mais. O que acha?

Brigadeiro da Felicidade
. 1 lata de leite condensado
. 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 1 colher (sopa) de manteiga
. Mexa tudo até desgrudar do fundo da panela.
Espere esfriar, ou não, o que lhe faça mais feliz!

*por Ana Carolina Bortolini 


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

DICA DE HOJE: ... experimente ...

100 MANEIRAS
7. Encontre e viva de acordo com seu propósito 
Buscar por um propósito irá ajudá-lo a encontrar sua verdadeira missão aqui na Terra. Quando você encontrar o seu propósito e for capaz de compartilhá-lo com o resto do mundo, você vai continuar a aumentar o seu nível de consciência.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

DICA DE HOJE: ... atenção ...

100 maneiras

5. Tenha a intenção de “elevar" a sua consciência – 
Se você tem a intenção de aumentar a sua consciência e estado de atenção, 
você está no caminho certo. 
Ter a intenção por si só vai torná-lo mais focado 
em encontrar maneiras de aumentar a sua consciência.

terça-feira, 11 de outubro de 2016

DICA DE HOJE: ...respirando ...


Deixe que o poder da liberdade, que está além dos conceitos que a
sua mente usa para defini-lo, ocupe o espaço infinito da sua consciência
e preencha-se do silêncio que liberta. Nesse silêncio, perceba que o
poder da liberdade capacita-a a escolher com qual atitude vai responder
às circunstâncias que a vida lhe apresenta agora.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

DICA DE HOJE: ... respeitável púbico!!!! ...

A VIDA COMEÇA QUANDO DECIDIMOS PARAR DE AGRADAR À PLATEIA
Ruth Borges

“Bravo, Bravíssimo!” — reverencia a plateia. Aplausos.
As cortinas se fecham. Sem holofotes, o protagonista se recolhe. Do figurino à cara, à coragem e à maquiagem.
Longe dos palcos, a cabeça tomba no travesseiro. Percorre os bastidores dos pensamentos a se questionar: “Há quanto tempo estou interpretando o papel de agradar a todos enquanto me desagrado tanto?”
É certo que a arte imita a vida.
Muitos vivem quase que exclusivamente para atender às expectativas do público, seja por uma questão de vaidade, jogo exibicionista, ou porque acreditam dever constantemente ao outro a condição de servir — sob o custo da angústia e do desespero diante da anulação da própria existência.
Aquele que faz tudo para agradar a todos enquanto se desagrada sentirá, cedo ou tarde, o arrombo no peito tomado por um vazio existencial. O tempo baterá à porta e cobrará com juros e correção todo desperdício, toda infelicidade contraída.
Enquanto isso, no palco do exibicionismo… É pirueta, firula, cambalhota e o que mais for preciso para ser notado. Quanto vale o show? A vida vira espetáculo: “Olha o que sei fazer”, “Olha pra mim”.
Mal sabe o exibicionista o quanto repete suas necessidades infantis acrobáticas pouco nutridas.
Nas coxias, entre atos e cenas de possuir e exibir: “Quem sou eu mesmo?”, “O que me resta além do que eu exibo ter?”.
Olha, não há nada mais tranquilizador do que se apresentar diante das pessoas como se é — com as qualidades e limitações que todos nós possuímos.
O cenário exuberante esconde a falta de protagonismo sobre a própria vida. Estamos vivendo para agradar à plateia, completamente desencaixados do nosso autêntico papel. Aparentando estar bem, ao passo que nos camarins de nossas verdades secretas sabemos o drama das horas que gastamos pintando a cara de palhaço feliz para satisfazer ao outro.
Seria mentira? Seria loucura? Seria pintura? Seria verdade?
Felicidade é bem individual, ninguém pode fazer esse papel por nós.
Uma hora a gente se cansa de se perder no caminho entre ser ou não ser.
O abrir das cortinas revela o quanto é triste ver a vida passar sem que estejamos presentes. Acredito mesmo que começamos a viver quando decidimos parar de querer agradar à plateia ou, pelo menos, quando encontramos uma maneira genuína de nos agradar juntos e assumir que talvez não seja tão perigoso a gente ser feliz.


terça-feira, 16 de agosto de 2016

DICA DE HOJE: ... desestressando ...



14 maneiras inusitadas de aliviar rapidamente o estresse

Para se sentir feliz é importante controlar a tensão.
Claro que isso não é fácil para quem tem depressão, para quem acaba de voltar ao trabalho depois das férias, ou mesmo para quem acabou de passar por algum trauma.
Não obstante, sempre é bom tentar. Por isso que nós, do Incrível.club, apresentamos 14 maneiras para aliviar o estresse.
Simples e importantes, elas vão deixar sua vida mais leve.
1. Pentear-se
Durante o trabalho, em geral em frente ao computador, os músculos do rosto ficam pesados e a cabeça começa a doer. Uma forma de evitar o estresse é pentear o cabelo por 10 a 15 minutos.
Este processo ajuda a ‘espalhar’ o sangue e relaxar os músculos.
2. Tomar sorvete
A comida sempre é um ótimo anti-estresse.
Peixe é muito eficiente, já que contém ômega 3, muito útil ao sistema nervoso. Se não quiser comer peixe, sorvete ou banana também são ótimos. Nada de remédios, tome um sorvete que sempre ajuda.
Mas, claro, não vá descontar a tensão toda na comida.
3. Fazer massagem
Para guardar energia, massageie durante 30 segundos a parte debaixo do seu nariz, entre as sobrancelhas, abaixo do lábio inferior ou no centro da palma da mão.
4. Esfregar as mãos
Uma outra forma simples de aliviar a tensão: esfregar as mãos até que fiquem quentes. Esfregar as orelhas também ajuda. Uma ótima dica para ficar mais concentrado no trabalho.
5. Tomar um banho rápido
Para eliminar pensamentos negativos, uma ducha de 10 minutos ajuda muito. Deixe a água cair e, rapidamente, você sente que toda a parte negativa vai embora com ela para dentro do ralo.
6. Mover 27 objetos
Práticas orientes ensinam que «Se você quer se livrar da tristeza, mova 27 objetos na sua casa».
Acredita-se que é uma forma de liberar espaço para que a energia se movimente livremente na direção correta. Tente e veja que isso ajuda muito.
7. Subir e descer escadas
Suba e desça escadas durante 30 segundos.
Este exercício aumenta o fluxo de oxigênio na parte límbica do cérebro, responsável pelo controle emocional. E, claro, outra opção é dar uma corrida, seja num parque ou na esteira.
Diversos empresários de sucesso garantem que, durante a corrida, têm grandes insights.
8. Pintar
Psicólogos descobriram que pintar quadros durante 2 ou 3 minutos em períodos de muito estresse aumenta 5 vezes a probabilidade de acabar tarefas no tempo estipulado. Ou seja, não ajuda apenas a superar o estresse, mas também a dar conta do que precisamos e, quem sabe, fazer uma obra prima.
9. Tomar chá com hibisco
O hibisco ajuda a eliminar a ansiedade e a tensão.
Ele dilui os radicais sem provocar a sensação de lentidão.
10. Mover braços e pernas
Os músculos do pescoço, coluna e cintura são sempre os que mais sofrem na hora do estresse. A diminuição no alongamento provoca dores de cabeça e nas costas.
Neste caso, nadar ou fazer massagem podem ajudar. Se você estiver no trabalho, realize exercícios simples, como girar os braços e dobrar braços e pernas.
11. Limpar e organizar a casa
Arrumar o ambiente permite que os pensamentos fiquem ‘arrumados’ e traz concentração. Organize os objetos nas prateleiras e nos armários e sinta o efeito no seu próprio corpo.
A ordem externa reflete a ordem interna.
12. Parar por alguns minutos para pensar na vida
Tente achar um momento para ficar sozinho em casa e organizar os pensamentos. Coloque uma boa música, coma algo gostoso e sente na sua cadeira preferida.
Pense no que você mais gostaria de fazer e passe isso para o papel.
13. Aromaterapia
Os cheiros se relacionam com a nossa memória. É muito importante ter fragrâncias associadas a momentos de alegria.
Respire e deixe essa sensação te contagiar.
14. Dançar
Faça da sua casa a melhor balada do mundo!
Nada é mais eficiente que a dança. Em geral, achamos que tem hora para dançar. Sempre é bom dançar.
E dançar sempre ajuda a eliminar o estresse.

Fontemaiden.com.ua

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

DICA DE HOJE: ... e você? tem? ...



Todo mundo tem – por Fernanda Rossi 
Algumas pessoas quando diante de um problema tem um pensamento recorrente: “isso só acontece comigo!”
Como é fácil pensar assim. Olhando de longe a vida dos outros parece sempre tão mais bonita, agradável, fácil e cheia de coisas boas.
Contudo, quem se compara sempre sai perdendo, pois de fora tudo é melhor. E não sabemos o que vai dentro do coração do outro. Ninguém coloca nas redes sociais fotos de briga ou choro, ninguém deixa desaforos de outros expostos na sua página de contato. Ninguém sai na balada ou fica no barzinho aos prantos. Ninguém fica contando pra quem nunca viu os dilemas que tem na vida. Ao contrário, todos mostram o bom, o bonito, o elogio, o carinho. Ou ficam em silêncio, vão embora, se afastam.
Só que de perto, no convívio com o outro percebemos que problemas todos tem, sem exceção. Alguns maiores, outros menores, mas sempre há. Há os que não contam, o que não significa que não os tenha.
Estar vivo é ter que enfrentar lutas, decepções, fracassos, desentendimentos. Isto todos tem.
A música Ciranda da bailarina de Chico Buarque fala exatamente sobre isto:
“Procurando bem todo mundo tem pereba marca de bexiga ou vacina. E tem piriri, tem lombriga, tem ameba, só a bailarina que não tem. E não tem coceira, verruga nem frieira, nem falta de maneira ela não tem. Futucando bem todo mundo tem piolho ou tem cheiro de creolina. Todo mundo tem um irmão meio zarolho, só a bailarina que não tem. Nem unha encardida, nem dente com comida, nem casca de ferida ela não tem. Não livra ninguém. Todo mundo tem remela quando acorda às seis da matina. Teve escarlatina ou tem febre amarela, só a bailarina que não tem. Medo de subir, gente. Medo de cair, gente. Medo de vertigem quem não tem? Confessando bem, todo mundo faz pecado logo assim que a missa termina. Todo mundo tem um primeiro namorado, só a bailarina que não tem. Sujo atrás da orelha, bigode de groselha, calcinha um pouco velha ela não tem. O padre também pode até ficar vermelho se o vento levanta a batina. Reparando bem todo mundo tem pentelho, só a bailarina que não tem. Sala sem mobília, goteira na vasilha, problema na família quem não tem? Procurando bem todo mundo tem.”
A bailarina que Chico se refere na música eu entendi como sendo a bailarina da caixa de músicas. Lembra aquela caixa de porta-joias que quando abria levantava uma bonequinha com vestido de bailarina que rodava ao som de uma melodia? Acho que toda menina com mais de 20 anos deve ter tido ou visto uma destas na infância.
Lembrou?
Linda não! Só ela não tem problemas. E não tem porque não está viva.
Pois as bailarinas de verdade tem dor no pé, joanetes, tem que manter o peso, treinar mesmo esgotadas e isso só pra citar algumas das dificuldades da profissão. Há, ainda, sua vida pessoal.
Desta maneira, todos que estamos vivos temos que aprender a conviver diariamente com as barreiras e buracos que a vida nos impõe. Não há mar de rosas pra ninguém, as lutas são muitas, as angustias constantes e os prazeres nem sempre tão intensos ou duradouros. Mas é muito melhor do que ser um objeto inanimado ou morto.
Ter problemas é sinal de estar vivo. Porém, podemos também descobrir que somos mais fortes que eles, que podemos enfrentá-los, vencê-los e ir além, que as dificuldades podem nos abater, mas não nos destruir. Entender isto talvez seja um caminho para viver melhor.
Quando paramos de olhar para o que os outros tem e voltamos este olhar para o que temos, se torna possível descobrir e desenvolver possibilidades e capacidades que são os ingredientes necessários para vencer.
Bem-vindo a vida real, a vida de quem existe, respira, pensa, deseja, tem profissão, amigos e família.
Com tudo isto no currículo, esperar não ter problemas não seria uma ilusão?


... e cá estamos ...

... no segundo dia ... do décimo nono ano do século vinte e um! Sejamos Felizes!